- Área: 60 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias: Estúdio São Paulo
-
Fabricantes: Bottaro, Portobello, Santorini Mármores
Descrição enviada pela equipe de projeto. Adquirido o apartamento em que morou na época de faculdade, o jovem morador necessitava modernizar e reorganizar o espaço.
A principal demanda era ampliar a área comum, mantendo uma suíte com uma boa quantidade de armário e um quarto de hóspedes para visitas esporádicas do irmão que mora no exterior.
Com uma planta de 60m² e dois dormitórios nossa estratégia em parceria com o arquiteto Lucas Kanyó, foi absorver o segundo dormitório com a sala e demolir a parede que dividia a cozinha.
Desta forma criamos um espaço social bem amplo e integrado com a cozinha o que tornou possível um layout limpo e flexível para que pudéssemos transformar, quando necessário, a sala no quarto de hospedes.
Para isso, fizemos uma série de questionamentos e precisamos repensar junto com o cliente, o conceito de espaço e privacidade. O que define um espaço? Apenas divisórias sólidas garantem privacidade? Qual a frequência da utilização deste quarto de hóspedes? Quais as prioridades do projeto?
A solução foi mais simples do que imaginávamos: com um trilho embutido no forro de gesso e um bom tecido em linho, as cortinas que barram o sol da fachada oeste são as mesmas que fecham e fazem da sala o quarto de hóspedes. O sofá personalizado se transforma para comportar até três pessoas.
Optamos pela predominância de cores neutras, dando destaque para o azul, que remete ao passado de nadador profissional do cliente.
A mistura de elementos rústicos como os pilares de concreto aparente e a parede de tijolos de barro pintados de branco misturados com bancadas de granito, piso de madeira e mobiliários finos se complementam, um ressaltando o outro, o que torna o ambiente todo equilibrado.
Um dos destaque da cozinha é a ilha em granito verde candeias com a mesa de jantar de metal em balanço.